A designer e diretora de arte Serena Confalonieri, em parceira com um grupo e alunos voluntários, acaba de inaugurar a instalação gráfica “Quadra”, uma iniciativa desenvolvida no contexto do projeto “Piazze Aperte” promovido pela Prefeitura de Milão. Como uma série de projetos de intervenção urbana, a iniciativa pretende revalorizar espaços subutilizados da cidade através de intervenções urbanas pontuais.
Neste contexto, o principal objetivo do projeto de intervenção levado a cabo por Serena Confalonieri é criar um espaço de lazer que possa ressignificar não apenas o antigo estacionamento mas todo o bairro no qual encontra-se inserido. Como um convite aberto à comunidade do bairro milanês de Quatro Oggiaro, a intervenção “Quadra” restaura e devolve à população um terreno subutilizado de 600 metros quadrados, além de incluir um projeto gráfico colorido e vibrante. Inspirada nas folhas quadriculadas dos cadernos infantis, a praça conta com inúmeros desenhos geométricos que se assemelham aos desenhos coloridos que preenchem os cadernos escolares das crianças. Além da praça em si, o projeto conta ainda com uma série de áreas verdes e espaços cultiváveis, jogos de rua e espaços interativos onde as crianças e também adultos podem se divertir.
Foi muito estimulante poder participar de um projeto como este, de uma iniciativa que pretende ressignificar o tecido urbano e social de nossa cidade. Concebemos esta intervenção gráfica considerando todas as necessidades funcionais e estéticas solicitadas, mas também, e sobretudo, as necessidades e os estímulos capazes de despertar a criatividade das crianças. No desenvolvimento do projeto de intervenção procuramos trabalhar lado a lado com os alunos e os seus pais, não só durante a fase de projeto, mas principalmente durante a fase de execução como uma forma de envolvê-los e fazer com que eles se sentissem parte deste projeto. -- Serena Confalonieri
Inaugurado em maio de 2021, o projeto de intervenção “Quadra” foi criado em colaboração com os alunos voluntários da associação milanesa WAU! e dos alunos da Escola Internacional Milanesa “Via Val Lagarina”.
Como a luta contra o coronavírus continua afetando muitas cidades ao redor do mundo, a necessidade de apoiar iniciativas populares e projetos comunitários nunca foi tão urgente. A Un-Habitat ou agência das Nações Unidas para assentamentos humanos e desenvolvimento urbano sustentável, cujo foco principal é lidar com os principais desafios que as cidades enfrentam hoje, tem desenvolvido abordagens inovadoras no campo do planejamento urbano, centradas na participação ativa da comunidade.